Cultura Brasileira: no ar desde 1998

 
 

Al Capone

                Conhecemos algo da história de um dos mais famosos gângsters de todos os tempos a partir de filmes e ensaios curtos. Não são muito comuns ou populares quaisquer dos grandes estudos aprofundando sua vida ou sua "obra". Há muita informação sobre a Lei Seca (Prohibition) e sobre a atividade criminosa no período. Escrevemos esta notinha meramente para não nos esquecermos de aprofundar o tema oportunamente.

                   Consta que iniciou a sua carreira como vendedor de bebidas alcoólicas em Chicago (EUA) ao tempo da Lei Seca (Prohibition). Entre 1920 e 1933 a comercialização de bebidas alcoólicas era proibida naquele país.

                    O consumo de substâncias capazes de alterar os estados de consciência, contudo, é uma das universalidades antropológicas: aparece em todas as culturas humanas.

                    O curto-circuito era inevitável e, nos EUA, este gângster foi seu principal emblema.

                   Há muito a se considerar sobre aquele período da História Universal e dos EUA em particular.

                   Hoje nos ocorre saudar o Ministério Público dos EUA que, em articulação com uma Receita Federal independente, não controlada (até onde sabemos) por gângsters, possiblitou a condenação dele por... Sonegar Impostos.

                    Fica a lição para a posteridade. Em lugares onde a Receita Federal seja independente e não esteja controlada por gângsters, sempre será possível colocar atrás das grades quem ouse controlar uma gama absurdamente gigantesca de recursos - particularmente quando se norteia por pósitos menos lustrosos - sem que tenha absolutamente nada registrado em seu nome...

                    Fraternalmente,

Lázaro Curvêlo Chaves - 17 de Maio de 2017

Lei Seca:

https://www.thoughtco.com/history-of-prohibition-1779250

Gângsters de Chicago durante a Lei Seca:

https://www.timeout.com/chicago/things-to-do/the-17-most-notorious-mobsters-from-chicago