Uma das formas mais fáceis de comprar uma casa no Brasil é o financiamento imobiliário. E, para facilitar ainda mais, os trabalhadores com carteira assinada podem utilizar o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) para aumentar o valor da entrada e garantir parcelas mais baratas e melhores condições na operação.
Antes, o FGTS só podia ser usado no financiamento imobiliário de imóveis que se encaixam no SFH (Sistema Financeira de Habitação), que financia imóveis de até R$ 1,5 milhão. No entanto, desde 2021, o FGTS também pode ser usado nos imóveis financiados via SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário).
Como sacar o FGTS não é uma tarefa simples, aqui vamos explicar como esse montante pode ser usado. Fizemos um passo a passo para te ajudar, então, para aprender, leia este artigo até o final!
O que é FGTS?
O FGTS é um dos benefícios pagos pelas empresas para os funcionários com carteira assinada. Esse fundo corresponde a 8% do salário bruto do trabalhador e é depositado mensalmente pelo seu empregador.
O FGTS funciona como uma espécie de reserva de segurança para trabalhadores, caso sejam demitidos, e também pode ser usado para outros fins, como a compra de um imóvel.
Quais são as regras para usar o FGTS na compra de um imóvel?
O uso do FGTS na compra de imóveis pode ser feito, caso o trabalhador cumpra algumas condições básicas definidas pelo governo brasileiro. Confira abaixo quais são as regras para permissão do uso do FGTS na compra de um imóvel:
- o trabalhador deve ter, no mínimo, três anos de carteira assinada;
- o imóvel em vista para compra deve ser utilizado com fim de moradia própria e não comercial;
- não ser titular de outro financiamento imobiliário ativo;
- não ser proprietário de nenhum imóvel residencial na cidade em que mora ou trabalha.
Além das regras para o uso do FGTS na compra de um imóvel por parte do trabalhador, o governo também estipula algumas condições para que o imóvel possa ser financiado com o FGTS, confira.
- O imóvel deve estar localizado em centros urbanos.
- O imóvel pode ser novo, comprado na planta ou usado.
- O imóvel não pode ter nenhuma pendência por parte do vendedor.
- O valor do imóvel deve ser de, no máximo, R$ 1,5 milhão.
- O vendedor do imóvel não pode ter dívidas ou nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito.
- O imóvel não pode ter sido comprado com o uso de FGTS nos últimos três anos.
Como usar o FGTS no financiamento imobiliário?
Para usar o FGTS no financiamento imobiliário, é preciso seguir um passo a passo. Assim, você consegue confirmar se pode usar o fundo e como proceder para dar entrada em um financiamento. Confira o passo a passo abaixo.
Verifique se você atende às exigências e se o imóvel escolhido está regularizado
O primeiro passo é conferir se você cumpre as exigências que listamos acima para usar o FGTS na compra de um imóvel, e claro, também é preciso verificar se o imóvel que você pretende comprar se encaixa nesse tipo de financiamento.
Busque a aprovação de crédito
Agora que você sabe que pode usar o seu FGTS e já encontrou um imóvel para o financiamento, busque a aprovação de crédito. Procure um corretor ou o gerente do seu banco e solicite a aprovação de crédito para financiamento imobiliário. Assim, você pode ter umas ideias das condições que o seu banco oferece.
Informe ao banco que você irá comprar o imóvel usando o seu FGTS para abater na dívida
Você deve informar ao banco que pretende usar o seu FGTS para abater no valor do financiamento. O banco pedirá seus documentos para análise e fará uma vistoria no imóvel. Caso o processo seja aprovado, o banco emite o contrato de financiamento.
Pagamento ao vendedor e saque do FGTS
Após o contrato de compra e venda do imóvel ser finalizado, o banco será informado para realizar o pagamento ao vendedor, cuidando também de sacar o FGTS e fazer o abatimento do valor do fundo no financiamento. A partir daí, basta que você comece a pagar as parcelas do financiamento do seu imóvel.
Como podemos perceber, o processo para uso do FGTS é bem simples. Apesar de ser um pouco demorado, devido ao processo de análise dos documentos e do imóvel, não há nenhum segredo para usar o FGTS na compra de um imóvel.