É cada vez mais comum aqui no Brasil a busca por moradias mais compactas, tanto nas capitais quanto no interior. Essa tendência tem se mostrado mais forte nos últimos anos, mas exige um maior planejamento.
Isso acontece exatamente em razão do espaço reduzido, algo que, em contrapartida, não impede que você aposte em móveis e decoração do jeito que você sempre sonhou.
Nesse sentido, vamos dar algumas sugestões para você que vai morar em um espaço de até 50 m². A ideia é unir funcionalidade e praticidade, sem abrir mão do conforto e do gosto dos moradores.
Ambientes menores também exigem organização
Se engana quem acha que morar em um lugar menor significa gastar menos tempo com organização. Esse aspecto, na verdade, está muito mais atrelado ao morador (ou moradores) do que ao ambiente propriamente dito. No entanto, deixar um lugar desses bagunçado traz tanta dor de cabeça quanto um espaço enorme.
Imagine que você acordou atrasado e tem uma reunião super importante no trabalho. Na hora de sair, onde estão as chaves? Onde está a pasta? E os sapatos? O certo é que, se cada objeto fica em seu devido lugar, pois você jamais vai ter que gastar tempo procurando e, por conseguinte, reduz as chances de chateações.
Claro que isso vale para qualquer ambiente, independentemente do tamanho. Só que nos espaços menores, a bagunça tende a ficar muito mais evidente. Sendo assim, tente se organizar no seu dia a dia, como resultado você terá uma rotina mais prática e agradável.
Funcionalidade e praticidade são palavras-chave
Dois aspectos super importantes para quem está planejando se mudar para um espaço menor são a funcionalidade e a praticidade dos objetos e móveis que serão dispostos no novo lar. Tudo o que oferecer esses dois benefícios e tiver um tamanho compatível com a área disponível é mais que bem-vindo.
O sofá, por exemplo, pode virar cama para receber um amigo por alguns dias. A estante pode servir tanto para armazenar livros e objetos de decoração, como também fazer uma divisória entre a sala de estar e a cozinha. Ou se a cozinha for tipo americana, a bancada poderá servir para essa divisão de ambientes.
A ideia, no final das contas, é aproveitar o máximo dos espaços disponíveis de maneira inteligente e sem perder a função de cada móvel ou objeto.
Aposte em móveis planejados
Apesar de serem um pouco mais caros que os encontrados em lojas, os móveis planejados fazem toda a diferença em uma casa, especialmente quando as dimensões do imóvel são reduzidas.
Prefira tons mais claros
De modo geral, a utilização da cor branca na decoração cai super bem. No caso de espaços com dimensões reduzidas mais ainda, porque tal coloração e tons afins dão uma sensação de amplitude maior. Logo, prefira utilizar tons claros nas tintas ou papéis de parede, deixando as cores mais fortes para os detalhes.
Aproveite a luz natural
A luz natural traz clareza a qualquer ambiente e, por isso mesmo, deve ser aproveitada ao máximo. Se for o caso, troque as janelas por modelos que sejam de vidro para garantir uma melhor luminosidade interna.
Use nichos e prateleiras
Para organizar coleções, objetos decorativos e outros itens, os nichos e prateleiras são opções bem inteligentes, até porque eles podem ficar presos na parede. Assim, você consegue aproveitar melhor o espaço vertical.
Use espelhos na decoração
Outra dica para quem deseja aumentar a sensação de amplitude visual do ambiente é colocar espelhos na decoração. Você pode colocar uma peça inteira em uma parede ou na metade dela, por exemplo, ou ainda colocar um conjunto de espelhos.
Deixe espaços para a circulação
Não se esqueça de deixar espaços livres entre os móveis, de forma que você ou qualquer outra pessoa consiga caminhar livremente. Esse pensamento vai te guiar, inclusive, na hora de escolher os seus móveis.