3 dicas para a implementação de tecnologias no ambiente de trabalho

A tecnologia é uma materialidade que se desenvolve e proporciona às empresas possibilidades de progresso em diversas áreas operacionais.

As tecnologias podem e devem ser implementadas em inúmeros setores corporativos, como por exemplo:

  • Setor administrativo;
  • Logística;
  • Atendimento ao cliente;
  • Ações de marketing;
  • Entre outros.

Uma empresa que fabrica bacias de contenção, por exemplo, tem uma série de oportunidades de promover o desenvolvimento, instrumentalizando seus mecanismos de produção, com novas tecnologias no ambiente do trabalho.

Para ajudar você, empreendedor do setor comercial, varejo ou industrial, decidimos publicar esse artigo. Confira a seguir três dicas de implementação de tecnologias para o seu negócio. 

Faça uso do Big Data

O Big Data trata-se de uma área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de uma série de conjuntos de dados, que normalmente são grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais ou pela racionalidade humana. 

Normalmente o Big Data faz parte de diversos softwares de gestão, e quando programado corretamente, ele gera dados relevantes que o cliente tenha interesse em saber, como por exemplo: qual é o índice de locação de grupo gerador desse semestre, em comparação ao mesmo semestre dos últimos 5 anos.

Dessa forma, o gestor poderá fazer uma análise mais crítica sobre os processos produtivos da empresa, averiguar riscos de mercado e criar um alicerce científico e mais assertivo para futuras tomadas de decisão. 

Invista em armazenamento em nuvem

Armazenamento em nuvem consiste em fazer a locação de um servidor externo para compartilhamento de dados e informações.

Existem alguns que são gratuitos, como o google drive, por exemplo, mas este proporciona um espaço limitado para transferência de dados, a não ser quando a empresa investe na compra de um espaço maior para compartilhamento.

O serviço de armazenamento em nuvem otimiza as relações de trabalho, beneficiando o acesso a informações de qualquer dispositivo conectado à internet, Windows, Linux, Android ou iOS.

Para uma empresa que vende conectores elétricos, por exemplo, essa tecnologia é um facilitador de trabalhos remotos e home office, pois permitem a transferência de dados de forma rápida para as pessoas que tenham acesso a esse servidor externo, sem a necessidade de que o colaborador esteja operando na estrutura da empresa.

Comunique-se por chat

A otimização das formas de comunicação na empresa é importante para melhorar os resultados.

Definitivamente se você ainda adota aquele antigo padrão, onde tudo precisa resolver por telefone e depois e-mail, é melhor providenciar mudanças urgentes.

Por vezes os telefones ficam ocupados e com isso os processos comunicacionais acabam atrasando, gerando um gargalo que pode afetar a produção da empresa.

A Tecnologia veio para sanar esse problema constante e entre as ferramentas desenvolvidas para isso, estão a comunicação por chats.

Com ela o gestor consegue administrar virtualmente salas para conversa, que podem estar separadas por departamento, visando flexibilizar a comunicação num âmbito geral.

Entre as principais plataformas para usar de chat online estão: Whatsapp, Telegram, Olark, Live Chat, Hangout e Skype.

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha mostrado com essas três dicas, como implementar tecnologias no ambiente de trabalho e alcançar melhores resultados corporativos.

Além dessas tecnologias, o mercado dispõe de muitas outras que podem ser úteis para necessidades distintas, por isso é que indicamos que o empreendedor nunca deixe de procurar por novas tecnologias, para com isso, alcançar melhores resultados em geral.

Se gostou do nosso artigo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e gestão de empresas. 

 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Leave a comment

Your email address will not be published.