Pix no negócios: quais são as vantagens?

Com a tecnologia evoluindo dia após dia, era questão de tempo para que os trâmites referentes a pagamento ou a transferência de dinheiro ficassem mais simples e intuitivos, não é mesmo?

 

O PIX é como um Íma de Ferrite, que trouxe os clientes para mais perto das lojas que aderiram à ferramenta. Mas quer entender melhor como isso afetou a todos? Então, vem com a gente que explicaremos.

 

O que é o PIX?

 

O Pix se tornou um dos métodos de pagamento mais utilizados pelos consumidores. Tudo porque a rapidez e a praticidade são fatores que ajudaram a popularizar sua preferência na hora de fazer compras (ou de transferir um dinheiro para outras pessoas).

 

A ferramenta facilita a vida dos gestores em lojas físicas e no mundo virtual. Com isso, o varejista saiu de trás de sua mesa rústica de madeira, passou a incluí-la nas opções de finalização de compra, aproveitando o processo mais rápido para fidelizar o cliente e, consequentemente, oferecendo uma melhor experiência. 

 

Como o Pix funciona?

 

As transações são realizadas eletronicamente e através das seguintes opções:

 

  • QR Code estático ou dinâmico;
  • Chave PIX (CPF, CNPJ, e-mail, telefone celular);
  • Pagamento por aproximação.

 

Devido a sua facilidade de uso, o Pix está sendo incorporado, gradativamente, em diversos tipos de lojas, com grande destaque no e-commerce, onde se tornou um diferencial que atrai cada vez mais consumidores, por ser um método que reúne praticidade e segurança.

 

Quais suas vantagens?

 

Estima-se que cerca de 61,4% dos brasileiros usem o Pix (e esse número deverá crescer nos próximos anos). Aderir a esta forma de pagamento em sua loja, seja de roupa ou de catalisador para tinta, traz inúmeras vantagens, tais como

 

  • Diminuição de filas na loja física;
  • Redução da taxa de abandono de carrinho de compras
  • Rapidez na confirmação do pagamento;
  • Transferência direta do valor para a conta;
  • Método compatível com todos os modelos de negócios;
  • Alta disponibilidade: pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Pagamentos instantâneos entre diferentes instituições;
  • Entre outros.

 

Por ser uma forma mais rápida e prática de realizar uma compra, o Pix também impactou o processo de logística e expedição dos produtos do e-commerce. Afinal, quanto antes o valor for confirmado, mais rápido o produto será enviado ao cliente.

 

Mas os impactos do Pix nos negócios não param por aqui. Fluxos de informações estão mais seguros e as questões de fluxo de caixa estão entre as vantagens que os varejistas encontram ao adotar essa forma de pagamento.

 

Por ser administrada pelo Banco Central do Brasil, as transações oferecem segurança para ambos os lados, além de ser uma opção mais econômica (já que funciona com pequenas taxas por operar com menos ativos).

 

Número de transações bate recorde

 

No último dia 6 de maio, o Banco Central registrou um recorde de transações por Pix. Foram 73.1 milhões, superando os 63,5 milhões de abril de 2022. E tenha a certeza, esses números tendem a serem superados mês a mês.

 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas suas redes sociais!

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Leave a comment

Your email address will not be published.