Conheça a importância de selecionar bons fornecedores

Nos dias de hoje o mercado está cada vez mais disputado e os clientes cada vez mais exigentes, dessa forma, é fundamental sempre apresentar um diferencial dentro da sua empresa que vende imã de ferrite, caso você queira se destacar. 

 

Porém, sabemos que essa não é uma tarefa tão simples assim, para ser o melhor no seu segmento, é preciso que todos os processos da sua empresa estejam bem alinhados, atendimento, comunicação, serviços, operacional, tudo tem de estar rodando bem para que você consiga entregar qualidade ao seu consumidor final. 

 

Mas tem uma peça-chave desta equação que, muitas vezes, foge do controle da empresa: os fornecedores. São eles que te darão o produto ou a matéria-prima para você vender seus produtos, um fornecimento ruim pode acarretar em prejuízos enormes para o seu negócio. 

 

Muitas empresas escolhem seus fornecedores pelo custo-benefício e não pela qualidade, mas, sabia que um bom fornecedor pode ser muito mais importante do que você imagina?

 

No texto de hoje você vai conhecer qual a importância de selecionar bons fornecedores, a partir de hoje, você vai escolher a dedo com quem seu negócio fecha parceria, confira!

 

Qualidade no produto

O fornecedor é responsável por disponibilizar um produto ou uma matéria-prima para a sua empresa, e todos nós sabemos a importância de entregar qualidade até o seu consumidor final,  ao contratar um fornecedor qualificado, você consegue a garantia de que isso vai acontecer. 

 

Um produto de qualidade como seu catalisador para tinta, aumenta a satisfação dos clientes, e consequentemente, gera fidelização e atrai mais pessoas para o seu negócio, além disso, quanto mais qualificado for seu material, mais diferenciado você é visto dentro do mercado. 

 

Um produto de baixa qualidade pode apresentar problemas, causar prejuízos a sua empresa, reclamações, perdas de clientes e etc. 

 

Entrega rápida e dentro do prazo

 

O prazo de entrega é algo fundamental, afinal, tem coisa pior do que não concretizar uma venda por falta de estoque? Ou passar noites sem dormir porque o fornecedor não cumpriu o prazo combinado? Acredite, isso é algo normal e que gera calafrios em qualquer empresa. 

 

Dessa forma, ao selecionar um bom fornecedor você também garante comprometimento, e sabe que as suas encomendas não irão atrasar, isso faz com que você sempre tenha seu estoque alinhado, e não precise se preocupar com atraso na demanda. 

 

Confiança e parceria a longo prazo

 

Um bom fornecedor transmite confiança e te passa garantia de que tudo ocorrerá de maneira segura, erros são humanos, mas, se você escolher a pessoa certa, é possível estabelecer um vínculo longo e duradouro, benéfico para ambos os lados. 

 

No mundo dos negócios, ter um fornecedor de confiança é fundamental até mesmo para suprir demandas extras e te ajudar em situações complicadas e imprevisíveis como uma data sazonal ou uma venda extra da sua mesa rústica de madeira

 

Essa troca pode gerar uma parceria a longo prazo, que também acaba sendo extremamente positiva, ninguém quer trocar de fornecedores com frequência, certo? Isso altera a qualidade do produto e na entrega para o consumidor. 

 

Dessa forma, quanto mais longa for sua relação, mais se estabelece uma padronização que pode ser sinônimo de sucesso. 

 

Redução de custos

 

No final das contas, juntando todos esses benefícios trazidos por um bom fornecedor podemos chegar na seguinte combinação de palavras: redução de custos. 

Tendo alguém que consiga fornecer produtos com qualidade, dentro do prazo de entrega, garantia e padronização, você não tem mais problemas com devoluções, reclamações, perda de clientes, produtos danificados e etc.

 

Isso tudo, reduz seus custos e faz com que você consiga economizar um bom dinheiro no final do mês, tendo um saldo positivo apenas por conta de um bom fornecimento. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Leave a comment

Your email address will not be published.