A Meta Description, um dos fatores de ranking mais usados ​​no Google pelas empresas

A meta descrição (ou, mais corretamente, a meta tag descrição), é um dos fatores de posicionamento orgânico menos compreendidos e, por isso, o menos utilizado e o mais desperdiçado pelas consultorias seo.

Mas qual é a meta descrita ? Se você é empresário ou empreendedor, e tem um site, mas nem sabe do que estamos falando, preste atenção, pois é um daqueles dados que você deve monitorar para saber se as coisas estão bem feitas. E é que o site da sua empresa ou negócio é a espinha dorsal do seu marketing digital e da sua presença online.

Para que você fique claro, antes de tudo, do que estamos falando, a descrição da meta tag é o terceiro componente dos resultados que o Google retorna quando um usuário realiza uma pesquisa (tecnicamente falando, a SERP, ou Search Engine Result Page , Page de Pesquisa de Resultados).

A meta descrição como fator de ranqueamento no Google

Por que eu digo que a meta description tag (ou a meta description ) é um dos fatores de posicionamento na web mais usados? Simplesmente porque, na maioria dos casos, como o empresário ou empresário (o dono do site) desconhece completamente tudo relacionado ao SEO (Search Engine Optimization), ele deixa isso para o web designer.

E, como o web designer sabe que quem o contratou não sabe nada sobre o assunto, ele simplesmente não dedica a atenção e o trabalho que é necessário para esse aspecto. Na verdade, os web designers quase não prestam atenção a muitos aspectos críticos da otimização da web, a menos que detectem que seu cliente tem algum conhecimento, ou pelo menos alguma preocupação, sobre esses tópicos.

Na verdade, poucos web designers têm um conhecimento profundo dos problemas de otimização de SEO. E o fato é que SEO é realmente uma disciplina e expertise diferente do web design, e deve ser entendido como dois aspectos para trabalhar de forma articulada, como explico na seção “O que você precisa saber…”, em o fim da minha página de SEO .

A Meta Description, um dos fatores de ranking mais usados ​​no Google pelas empresas

Por que a meta descrição é um importante fator de posicionamento de SEO?

Existem várias razões para a importância da metatag de descrição. Um deles, ao qual qualquer especialista seo dava grande importância até agora, era que era um dos lugares mais importantes para incluir as palavras-chave (palavras-chave) pelas quais esperavam que os usuários encontrassem cada uma das páginas de um site.

Digo “até agora” porque aparentemente (os especialistas não parecem estar totalmente certos, ou pelo menos nem todos concordam) o Google não está mais considerando a meta tag tag como um fator de classificação.

Mas então, o que nos resta, é importante ou não é importante? Definitivamente sim, e de primeira ordem. Como é isso? Por favor, explique, Esteban!

É que, como o próprio nome indica, é a descrição do que as páginas do seu site contêm. Então, coloque-se no lugar dos usuários que realizam uma pesquisa no Google. Eles colocam no Google uma pergunta, ou uma frase que expressa o que estão procurando. Em resposta, eles se deparam com uma página (ou páginas) com uma lista de sites que o Google acha que podem ter a resposta ou a informação que o usuário está procurando.

Para cada um desses sites, o usuário tem três linhas de informação: o título (o que o webmaster colocou na metatag do título ), o URL da página e a descrição. O que o usuário vê nessas três linhas é tudo o que ele tem para decidir onde vai CLICAR.

Agora, você entende por que eu digo que é um dos fatores de posicionamento web mais utilizados pelas empresas? Você já parou para “trabalhar” para que essas três linhas em cada página do seu site convençam seus potenciais clientes a CLICAR no seu site, e não nos seus concorrentes?

Vamos colocar em outros termos: você deixaria para uma gráfica decidir o conteúdo de um folheto para sua empresa? Certo não? Então, por que você deixa nas mãos de um web designer um elemento de comunicação tão importante para sua empresa ou negócio como a meta descrição das páginas do seu site?

A meta descrição e o CTR como fator de posicionamento web

Agora, independentemente de o Google continuar ou não a considerar a meta tag tag como um fator de posicionamento orgânico, há um aspecto dela que tem um impacto direto no SEO. Estou me referindo ao CTR ( Click Through Rate ), ou seja, a porcentagem de cliques sobre o número de vezes que um resultado de pesquisa é impresso.

Em outras palavras, se o Google mostra seu site como resultado de uma determinada pesquisa realizada pelos usuários, mas os usuários não clicam para visitar seu site (ou uma porcentagem muito baixa o faz), o Google entenderá que esses usuários não o consideram relevante . seu site para essas pesquisas. Portanto, ele deixará de mostrar seu site quando os usuários realizarem essas pesquisas.

Portanto, se a descrição da sua meta tag for mal escrita e não convencer os usuários do Google, sua CTR será baixa e seu site terá cada vez menos visibilidade, já que o Google deixará de mostrá-la nos resultados de pesquisa que os usuários realizam.

Pelo contrário, se você gastar tempo escrevendo a meta descrição das páginas do seu site, seus clientes em potencial lhe darão mais cliques (mais visitas ao seu site), sua CTR aumentará e o Google o recompensará classificando seu site mais alto .Web. Não é um bom negócio? Eu acho que sim.

Como visualizar e editar a meta descrição em seu site?

Você pode estar se perguntando como ver a descrição da meta tag do seu site? E ainda mais, como editá-los? Sobre como vê-los, expliquei detalhadamente no meu artigo sobre o que procurar no seu site para melhorar o posicionamento orgânico . A propósito, nesse artigo você aprenderá mais sobre a outra metatag chave para otimização da web, o meta título . E também sobre a otimização dos textos e a escolha das palavras-chave, e a importância de definir claramente as URLs.

Quanto a como editá-los, isso depende do software ou plataforma com a qual seu site foi projetado. Se o seu web designer o editou com software de desktop (instalado em seu PC), como o Dreamweaver, para citar alguns, infelizmente você dependerá dele para modificá-los. De qualquer forma, você pode escrevê-los você mesmo (ou um profissional de SEO a quem você delegar a tarefa) e pedir ao seu designer para fazer as alterações.

Se você tiver um site autogerenciado (idealmente construído na popular plataforma WordPress), será mais fácil fazer isso sozinho. O ideal, neste caso, é que você tenha instalado o plugin Yoast, o que facilitará muito para você escrever suas metatags com as extensões apropriadas, e lhe dará algumas recomendações importantes para melhorar a otimização SEO das páginas de seu site.

A Meta Description, um dos fatores de ranking mais usados ​​no Google pelas empresas

Otimização e posicionamento SEO, uma expertise complexa

Claro, eu adoraria colaborar com você para que seu site alcance uma melhor posição no Google e até mesmo falar sobre backlinks. Este artigo, e os links que incluo para outros relacionados, lhe darão um know-how para melhorar alguns aspectos importantes. Mas a otimização é uma tarefa complexa e sofisticada (como você pode ter uma ideia), e alcançar resultados importantes requer conhecimento e dedicação (assim como algumas ferramentas geralmente caras).

O mundo do posicionamento na web é fascinante e emocionante. Embora eu adoraria poder ajudar centenas de pequenas empresas e empreendedores, é um trabalho demorado e tempo é um recurso limitado. Mas se você chegou até aqui ao ler este artigo e considera que seu negócio ou site de negócios precisa de alguém com experiência e paixão para posicioná-lo no Google, entre em contato comigo e terei prazer em analisar seu negócio. Estou sempre à procura de projetos que merecem ser envolvidos e animados. Só aceito clientes e projetos que considero viáveis ​​e promissores.

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