Aprenda a escalar as vendas do seu negócio

Com um mercado cada vez mais competitivo na questão da prospecção de clientes e reconhecimento de marca, saber escalar as vendas acabou se tornando uma meta  e um diferencial para empreendedores de todos os segmentos.

São inúmeras vantagens de escalar vendas em seu negócio, entre elas estão:

  • Aumento de fidelidade com a marca;
  • Retorno do cliente;
  • Redução e controle de gastos;
  • Reconhecimento do público consumidor;
  • Aumento de rendimento e rentabilidade.

A escalabilidade nas vendas surge da necessidade de uma empresa manter  qualidade nos serviços prestados e também buscar uma maior demanda.

Em suma, para uma especializada em fabricar imã de ferrite, por exemplo, a escalabilidade é um modo eficiente para sustentar prospecção de clientes e controle de qualidade no atendimento.

Mas você sabe escalar as vendas do seu negócio? Foi pensando em ajudar nosso leitor que produzimos esse artigo. 

A seguir você vai conferir tópicos que criamos para ajudar você e sua empresa nessa jornada. Gostou da pauta? Então continue conosco e boa leitura!

Conheça seu público-alvo

Antes de praticar qualquer ação de marketing é fundamental que o empreendedor conheça seu público-alvo e tenha a persona definida.

Em suma, estamos falando do perfil de clientes que realmente tem interesse nos seus produtos. Aqueles que em suma, a empresa trabalha para atingir e fidelizar.

Esse cliente reside em determinada região, tem uma faixa etária, gênero, gostos peculiares, trabalha em determinados setores, frequenta lugares específicos e se sente atraído por determinados serviços ou produtos.

Em suma, se sua empresa vende tubo flexível, por exemplo, saber onde encontrar e determinar as formas de abordagem para atrair esse cliente, é o primeiro passo para criar a estratégia de escala de vendas. 

Conheça o mercado competidor

É indispensável que o empreendedor tenha conhecimento do mercado e sobretudo das suas principais concorrências e respectivos produtos.

Saber da qualidade do produto da concorrência e as vantagens que ela oferece para o público-alvo, é uma maneira de municiar sua empresa, com eventuais possibilidades de melhorias, para conseguir chamar a atenção do cliente-alvo.

Daí advém a busca por um diferencial, que certamente é o fator condutor para escalar as vendas e melhorar os níveis da prospecção de clientes.

Trabalhe com o funil de vendas

Quando o cliente já está em contato com sua empresa, é o momento de mostrar seu diferencial e nesse caso, a estratégia do funil de vendas poderá garantir a qualidade no atendimento e o sucesso no projeto de escalabilidade de vendas.

Para uma empresa que vende bacias de contenção, por exemplo, o funil de vendas é um modelo estratégico separado em quatro principais estágios, onde são trabalhados os seguintes pontos principais :

  • Visitantes: tráfego orgânico e direto, são originados em decorrência de ações de marketing ou interesse do consumidor;

 

  • Leads: clientes que mostram efetivamente o interesse em adquirir o produto e estão próximos da conversão em venda;

 

  • Oportunidades: momento decisivo de prospecção, apresentação das vantagens e oferecimento de garantias. Condicionar o atendimento com excelência para satisfazer todas as exigências do cliente.

 

  • Vendas: momento de conversão onde a empresa vai cumprir tudo que promete ao cliente e prestar uma assistência pós-venda para fidelizar o cliente.

Em suma, o trabalho com o funil de vendas é parte do processo escalar vendas e com isso aumentar a rentabilidade da empresa.

Esperamos que nosso artigo tenha sanado todas as dúvidas do empreendedor pelas melhores estratégias de escalar vendas em seu negócio. 

Se gostou do nosso conteúdo compartilhe para ajudar mais pessoas e nos siga para mais dicas de gestão e marketing. 

 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

Leave a comment

Your email address will not be published.