Como acostumar o cachorro a ficar sozinho em casa?

A separação começa lentamente e deve reforçar comportamentos positivos no animal.

 

Os cães são muito fiéis aos seus donos e gostam de participar de todas as atividades. Quem tem um em casa provavelmente já percebeu que, se ele tiver autorização, vai acompanhá-lo até no banheiro.

 

No entanto, nem todos os donos podem permanecer o tempo todo em casa ao lado do pet. Isso significa que ele vai ficar algumas horas sozinho enquanto você está no trabalho e as crianças na escola.

 

Para que esse momento a sós ocorra de forma tranquila é indicado acostumar o cão e fazê-lo entender que todos voltam para casa. Inclusive, o animal precisa ter seu próprio espaço com brinquedos e uma cama para cães. Veja mais dicas para tornar tudo mais fácil e evitar a ansiedade da separação.

Comece aos poucos

Você pode fazer saídas de teste, poucos minutos fora de casa, para acostumar o cachorro com sua ausência. Vá até a panificadora, dê uma volta na quadra e veja como ele se comporta. Lentamente, vá aumentando o tempo das saídas, 15 ou 30 minutos longe de casa, por exemplo, até você conseguir deixá-lo por algumas horas por conta própria. 

Ofereça distrações

O animal precisa esquecer que está sozinho e deve ter distrações à sua disposição. Você pode apostar nos brinquedos interativos, nos quais é possível esconder petiscos dentro. Ele vai passar um bom tempo tentando decifrar como resgatar o prêmio e esquece a ausência do dono.

 

Além disso, brinquedos normais, de apertar, ou bichinhos de pelúcia precisam estar perto do cão. Ele vai se divertir sozinho e nem vai perceber que ficou tanto tempo sem seu tutor por perto.

Não se despeça

Um erro comum dos donos e que incentiva a ansiedade da separação é se despedir do pet antes de sair de casa. Você não deve fazer isso, apenas aja normalmente e evite carinhos perto da hora de deixar seu lar.

 

As despedidas tornam o momento mais difícil para o cão, e ele fica ansioso para te ver de volta. Por isso, siga com a sua rotina.

Não faça festinha ao voltar

Esse é o segundo erro comum dos tutores: fazer aquela bagunça quando voltam para casa, incluindo a voz infantil. Ao voltar para casa, não incentive seu cão a chorar e a pular, por mais que ele faça isso nas primeiras vezes.

 

Entre, deixe seus objetos pessoais no lugar de sempre, tire os sapatos, pendure um casaco, troque de roupa. O cão vai te seguir e continuar com a festinha? Vai, mas você segue ignorando-o. Só dê carinho quando ele se acalmar e, se possível, recompense com petiscos esse bom comportamento.

Deixe o cão gastar energia

Cães podem ficar ansiosos caso não gastem energia. Isso significa que precisam de passeios e brincadeiras nas quais interajam com o tutor. Reserve um momento do dia para isso.

 

O animal precisa entender que mesmo com você fora de casa por um tempo, ele não perdeu a companhia do dono. Então, não tire os passeios e a diversão da rotina dele.

Mantenha uma rotina

A rotina é essencial para evitar a ansiedade da separação, e os cachorros gostam bastante dela. Inclusive, há animais muito reticentes quanto a qualquer mudança, causando alterações comportamentais.

 

Tente manter uma rotina fixa, que inclua suas horas fora de casa. Assim, sirva a comida no mesmo horário e torne as brincadeiras uma atividade rotineira.

Coloque música ou som de fundo

O rádio ou TV ligada passam a impressão de que alguém está em casa. Nas primeiras vezes em que deixar o cão sozinho, procure deixar esse som de fundo. 

 

A dica também é útil para quem não precisa sair sempre, assim, o animal sente que está protegido e há outra pessoa na casa.

Trabalhe a distância interna

A distância interna consiste em ficar em um cômodo diferente do seu pet. Você não vai sair de verdade, mas vai acostumá-lo a estar distante do tutor. Algumas dicas incluem trabalhar em outro espaço da casa e deixá-lo aproveitar o quintal.

 

Se ele vier atrás de você, saia e vá para outro ambiente até ele entender que não é o momento de vocês estarem juntos.

Published
Categorized as Dicas

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *