Brincadeiras para Festa Junina

Chegou a época das festas juninas no Brasil. Se você adora essa comemoração, veja quais brincadeiras não podem faltar!

 

É verdade que o Carnaval brasileiro é a festa popular mais conhecida dentro e fora do país. Contudo, a Festa Junina é outra comemoração bastante animada, com fantasias e músicas, além de comidas típicas deliciosas como pamonhas, pudins, bolos, quentão, vinho quente, entre outros exemplos.

 

Além das comemorações, a Festa Junina reúne diferentes brincadeiras, o que é uma maneira ótima de entreter não só as crianças, mas também os adultos. Confira a seguir quais brincadeiras de Festa Junina não podem faltar nas suas comemorações!

 

Boca do palhaço

Essa é uma das brincadeiras mais clássicas das Festas Juninas e envolve a preparação de um compartimento (como uma caixa) contendo uma cara de um palhaço em sua frente e uma grande abertura no lugar da boca.

 

Os jogadores devem acertar bolinhas (que podem ser meias dobradas no formato de uma bola) dentro da boca do palhaço. Quem acertar mais bolas ganha um prêmio  – e melhor é se os participantes não souberem antes qual será o prêmio dado.

 

Pescaria

Essa é outra brincadeira bastante tradicional das festas juninas. Nela, os jogadores devem fisgar os peixes, que são geralmente feitos de madeira ou papel mais grosso e ficam enterrados em um tanque com areia.

 

Os organizadores devem colocar uma pequena argola na boca do peixe ou ímãs. No bambu utilizado como vara, é preciso colocar um pequeno gancho ou outro ímã para que jogadores consigam pescar. Cada pesca realizada dá direito ao jogador um brinde.

Corrida de saco e rabo do burro 

Essa é uma das brincadeiras mais engraçadas da Festa Junina e consiste em jogadores que apostam corrida estando dentro de um saco de pano (que pode ser feito de estopa).

 

A ideia é os jogadores pularem  segurando as bordas do saco até chegarem ao final do percurso. Essa brincadeira precisa de mais espaço e da demarcação do trajeto para que os jogadores percorram um espaço semelhante.

 

Outra brincadeira que costuma provocar muitas risadas entre os participantes é o rabo do burro. Os jogadores permanecem de olhos tapados e são girados algumas vezes por algum acompanhante. A ideia é que os jogadores encontrem sozinhos onde o animal está desenhado e encaixem o rabo do burro no lugar exato. Ganha quem colocar o burro no lugar mais próximo ao que deve ficar o rabo.

 

Dança da laranja

A dança da laranja às vezes permanece esquecida, mas é uma brincadeira muito animada e interativa. Nela, as pessoas formam duplas e recebem uma laranja que permanece entre as suas testas.

 

O objetivo é que as pessoas dancem juntas, com as mãos para trás e a laranja entre as suas testas. Ganha quem conseguir dançar a música durante mais tempo sem deixá-la cair. Essa brincadeira exige muita coordenação motora e parceria, o que pode ser importante para ensinar o valor da cooperação às crianças.

 

Argolas

Essa brincadeira treina a mira: os jogadores devem acertar as argolas nos objetos no chão. Quanto mais argolas forem acertadas, mais pontos o jogador possui. Ganha quem acumular mais pontos.

 

Um objeto nos quais as argolas devem ser arremessadas pode ser garrafas de plástico contendo bolas de gude em seu interior. Isso ajuda a criar peso e não deixá-las balançarem quando as argolas forem arremessadas. Vale lembrar que os jogadores devem manter uma distância mínima em relação.

 

As Festas Juninas são um momento de muita alegria para curtir com familiares e amigos. Além da diversão e das músicas, há comidas típicas deliciosas que deixam saudades durante todo o ano!

 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *