Como criar um jardim de inverno na cozinha?

Plantas ficam protegidas do frio dentro de casa, mas precisam de iluminação natural ou artificial. Veja inspirações para criar um espaço assim no seu ambiente

Os jardins de inverno surgiram em países que têm um inverno rigoroso, como alternativa para que as plantas continuem bonitas mesmo quando as condições de temperatura lá fora não são das melhores. A solução que traz plantas para dentro de casa, no entanto, é tão legal, que virou uma tendência até onde não faz tanto frio assim.

É possível criar jardins de inverno como divisórias entre um ambiente e outro ou no cantinho de praticamente qualquer cômodo. Junto com móveis para cozinha, as plantas podem trazer mais vida para esse espaço e, como há várias formas de se fazer um jardim desse tipo, são grandes as chances de que alguma funcione por aí.

Você pode usar plantas ornamentais, mas também é uma boa ideia adicionar algumas comestíveis, como ervas, e montar uma pequena (ou nem tanto, depende do seu espaço) horta. Nada mais prático que poder colher temperos frescos para incrementar as suas receitas sem nem ter que sair da cozinha.

Nunca tinha pensado nisso ou não faz ideia de por onde começar o seu jardim? Algumas dicas iniciais:

  1. Escolha um lugar que receba luz solar ou planeje um esquema de iluminação artificial. Mesmo as plantas que não precisam de luz direta necessitam de iluminação para realizar fotossíntese e se manterem vivas e bonitas.
  2. Selecione espécies que sejam adequadas para a iluminação do seu ambiente. Isso também ajuda nos cuidados e na aparência do jardim.
  3. Planeje o tempo que você vai precisar dedicar diariamente para regar, adubar e podar as plantas. Não tem jeito, sem cuidados, seu jardim só vai ficar bonito nos primeiros dias.
  4. Adicione elementos decorativos, como pedrinhas e cristais para evitar que a terra suje facilmente o ambiente.
  5. Pense no tipo de jardim que cabe no seu ambiente. Isso tem a ver com as espécies e também com o local onde você vai plantá-las. A seguir, vamos detalhar algumas possibilidades.

Jardim tradicional

O jardim de inverno tradicional é aquele em que as plantas ficam na terra, o que quer dizer que você vai precisar abrir canteiros no espaço reservado para elas. Isso costuma pedir uma pequena obra, pois você vai precisar de espaços com terra e é bem provável que precise quebrar o piso ou o cimento.

Se for instalar o jardim dentro da sua cozinha, em ambiente fechado, pode ser uma boa ideia colocar um teto de vidro para que a luz entre. Outra possibilidade é fazer um jardim de inverno meio externo, na varanda, por exemplo. 

Jardim vertical

Esse é um jardim perfeito para cozinhas com pouco espaço, porque as plantas podem ser instaladas na parede, em um painel, por exemplo. Pode ser dentro da cozinha ou até no corredor que dá acesso a ela.

Jardim em vasos

Essa é uma boa alternativa para fazer jardins internos sem ter que quebrar os pisos para criar canteiros tradicionais. As plantas podem ser colocadas em vasos, mas, para ser um jardim, eles precisam ter um cantinho para ficarem juntos. Se puder ser perto da janela, por onde entra a luz, melhor.

O jardim em vasos também é fácil de combinar com praticamente qualquer estilo de decoração. Basta que os vasos sejam escolhidos levando isso em conta. Podem ser clássicos, rústicos, o que conversar melhor com o restante dos móveis e elementos do ambiente.

Jardim embaixo da escada

Se a sua cozinha fica perto de uma escada, essa é uma oportunidade de usar esse espaço inutilizado para criar um dos tipos de jardins de inverno que já virou um clássico. Se o lugar não receber luz, considere instalar luminárias especiais para esse fim.

Leave a comment

Your email address will not be published.