Conheça 2 receitas para um chá da tarde entre amigas

Tomar um bom chá de tarde com as amigas é um momento muito proveitoso 

O chá da tarde é bastante tradicional em países como a Inglaterra onde há ingredientes e combinações bem típicas para esse momento do dia – como o tradicional chá com leite. Essa refeição é ótima para relaxar no fim do dia, logo após o expediente. Ou para dar um lanche para reunir as amigas e botar o papo em dia.

Essa refeição é marcada pela diversidade de pratos e bebidas, desde pães, torradas, patês, salgados, queijos, frios, tortas, além de cafés, chás, leites e sucos naturais. Depois de selecionar o que vai oferecer para as amigas, é preciso pensar na organização do chá, que pode incluir ótimas louças de cerâmica. Confira algumas dicas para preparar um ótimo chá da tarde.

Pães e patês 

Uma dica valiosa é diversificar as opções de alimentos, doces e salgadas. Quiches, empadões, sanduíches com diferentes tipos de frios (queijos, por exemplo) e pares (atum, azeitona, alho-poró, berinjela, cebola, molho pesto, ricota com cenoura, ervas com ricota, tomate seco, entre outros exemplos). Vale diversificar os tipos de torradas e pães (desde brioches e croissant até pão francês e integral).

Uma receita deliciosa e inovadora é o pesto de tomate seco e pão francês integral. Para prepará-la, bata em um liquidificador os seguintes ingredientes: 300 gramas de tomate seco, 30 gramas de amêndoas, meia xícara de chá de azeite de oliva, um quarto de xícara de chá de parmesão ralado, pimenta-do-reino e manjericão a gosto.

Bata bem até que a mistura fique homogênea, parecendo uma pasta. Em seguida, transfira o conteúdo do liquidificador para um recipiente e coloque uma colher de chá deste pesto em pequenas fatias de pão francês integral. Também é possível dispor croutons para as convidadas se servirem, caso queiram.

Bolos

Um bom chá da tarde não pode ficar sem um bolo. Essa é outra opção bastante popular e que costuma agradar diferentes gostos. Se você oferecer várias opções de doces, é possível preparar um bolo mais simples, como o de cenoura ou de fubá. É possível incrementá-los colocando uma cobertura de chocolate sobre o primeiro e pedaços de goiabada no interior do segundo.

Quem prefere chocolate, pode preparar um bolo de chocolate meio amargo com cobertura. Para isso, bata em um liquidificador três ovos, três quartos de xícara de chá de óleo e uma xícara de açúcar mascavo. Em seguida, acrescente aos poucos três quartos de xícara de chá de leite, uma pitada de sal, uma colher de chá de essência de baunilha, três quartos de chocolate em pó 50% cacau e uma xícara e meia de chá de farinha de trigo. Não se esqueça de peneirar a farinha antes de acrescentá-la à mistura.

Volte a bater a mistura no liquidificador. Por fim, desloque o aparelho quando a mistura estiver homogênea e acrescente uma colher de sopa de fermento químico em pó, misturando com a ajuda de uma colher. Em seguida, deposite a massa em uma forma untada com manteiga e leve para assar em um forno pré-aquecido, durante 40 minutos a 180°C.

Enquanto a massa assa, prepare a cobertura. Derreta 200 gramas de chocolate meio amargo, acrescente uma colher de sopa de manteiga e esprema de leve meio limão. Quando a mistura estiver no ponto, desligue o fogo, espere esfriar e após, despeje por cima da massa quando ela terminar de assar. Para acompanhar, que tal um bom café sem açúcar?

Para organizar o café da tarde, aposte em boas louças de cerâmica. Não se esqueça de colocar algumas flores ao lado das loucas. Também é importante disponibilizar pratos grandes (para os alimentos salgados) e pratos de sobremesa (para os doces). Além de café, leite e chá, também é essencial oferecer água mineral.

Leave a comment

Your email address will not be published.