Saiba o que é, qual a importância e como funciona o movimento dos escoteiros
Você conhece o movimento dos escoteiros? Ele foi fundado pelo Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, na Inglaterra. O Lorde Baden-Powell aproveitou os elementos positivos da vida militar, como iniciativa, autodisciplina e coragem, para envolver os jovens em uma nova atividade educacional.
Para colocar a ideia em prática, o Lorde organizou um acampamento com 20 meninos e, fazendo uso de itens de sobrevivência, ensinou primeiros socorros e deu orientações aos jovens que estavam participando.
Atualmente, mais de um século depois, o escotismo é um movimento global, educacional, sem fins lucrativos, apartidário e voluntário. Fundamental para a formação do caráter e dos valores do ser humano, especialmente no início da formação como cidadão.
Por esse motivo, neste artigo, trouxemos mais informações sobre o movimento dos escoteiros, que faz toda a diferença na vida dos jovens. Confira!
O que é o movimento dos escoteiros?
Os escoteiros de todo o mundo se reconhecem como membros de um movimento e de uma fraternidade mundial. O escotismo dirige a eles uma proposta educacional, e os acompanha na transição da adolescência para a vida adulta.
Além disso, ajuda os participantes a se desenvolverem em um ambiente seguro, repleto de valores, atitudes e competências necessárias para uma vida de um cidadão ativo. Ou seja, é um movimento para os jovens apoiado por adultos.
Diante disso, podemos definir o escotismo como um movimento educativo para jovens, de caráter voluntário, aberto a todos sem nenhuma distinção de origem, gênero, crença ou raça, de acordo com o propósito, os métodos e os princípios estabelecidos pelo fundador.
Qual a importância do movimento dos escoteiros para os jovens?
Todos que participam do movimento dos escoteiros tendem a seguir as leis e a promessa que fazem até o fim de suas vidas. É como diz um dos lemas do movimento “uma vez escoteiro, sempre escoteiro”.
Para muitos jovens, ser escoteiro é bem mais do que somente fazer parte de um grupo ou ter uma atividade extracurricular. Eles de fato acreditam na importância de estarem com a mente aberta, porém, sabem que devem filtrar o que será bom ou ruim para sua formação e também para a vida.
Apesar de hoje vivermos na era da informação, em que é possível ter acesso a tudo por meio de poucos cliques, os jovens precisam desenvolver mais os valores que são praticados no escotismo.
Um indivíduo que cresce tendo contato com tudo isso dificilmente não será a pessoa certa no momento certo. Ele saberá olhar qualquer circunstância com calma e encontrar a solução por conta própria ou envolvendo outros que possam ajudar de alguma forma.
Além disso, também saberá cuidar e respeitar o bem alheio, valorizará a vida, a família, o diálogo e a paz. Ou seja, será um verdadeiro líder, estando sempre um passo à frente.
Como funciona o movimento dos escoteiros no Brasil?
No movimento de escoteiros, os jovens aprendem a socializar de forma educada e respeitosa, cultivando valores que muitas vezes são deixados de lado. Além disso, o escoteiro também se desenvolve fisicamente, por meio de exercícios, jogos ao ar livre, entre outras atividades.
O principal lema do escotismo é “Be Prepared” (esteja preparado). Aqui no Brasil, ele foi adaptado para “Sempre Alerta”.
Isso significa que é fundamental que o escoteiro esteja sempre bem preparado psicologicamente, nunca esqueça os seus valores e se mantenha fisicamente ativo. Assim, ele será forte e terá a capacidade de realizar qualquer tarefa.
Por fim, os escoteiros são classificados por faixa etária. No Brasil, normalmente, essa divisão é feita da seguinte forma:
- Lobinho (6,5 a 10 anos);
- Escoteiro (10 a 15 anos);
- Sênior (15 a 18 anos);
- Pioneiro (18 a 21 anos).