O que são os códigos do chassi do carro

Entenda qual é a importância dessa sequência alfanumérica e como identificá-la

Muitos podem pensar que, equivocadamente, os números e letras do chassi são uma combinação aleatória e que não tem importância. No entanto, essa combinação não tem nada de aleatória, dado que esse é um código fundamental para identificar qualquer veículo.

Isso é um fator ainda mais importante para quem pretende comprar um veículo seminovo. Afinal, consultar o chassi do veículo é tão importante quanto verificar o seu valor na Tabela Fipe. Mas afinal, o que é este código e qual o seu significado? Entenda melhor no texto abaixo.

O que é o chassi?

Primeiro, é importante esclarecer o que é o chassi de um veículo. Basicamente, é a estrutura dele, sendo a base em que os demais componentes de um carro são instalados, tal como a suspensão, motor, direção e outros.

Portanto, trata-se de uma estrutura fundamental para que qualquer automóvel possa funcionar. E é justamente por essa importância que ele foi escolhido para inscrever o Número de Identificação do Veículo (NIV), que é o documento de identidade do veículo. No Brasil, ele é um número composto por 17 caracteres, entre números e letras, seguindo um padrão mundial.

Qual é a importância do NIV?

A principal função do NIV é identificar um veículo, mas ele também é importante por outros motivos. Um deles é que ele auxilia no reconhecimento de fraudes, visto que esse número está presente em outras partes do veículo, como carroceria ou motor. 

Com isso, autoridades são capazes de detectar documentos adulterados em casos de roubo ou furto, por exemplo. Isso é fundamental para motoristas que pretendem comprar um modelo seminovo, dado que com o número, é possível checá-lo em órgãos como o Detran.

Outra função importante é em situações em que a fabricante realiza o chamado recall, situações em que determinados veículos precisam passar por ajustes e reparos por parte da montadora. O NIV ajuda o motorista a identificar se o seu automóvel faz parte dessa lista.

Na Internet, é possível averiguar se houve o pagamento ou não do IPVA, assim como os pagamentos do seguro obrigatório e da taxa de licenciamento.

O que significa os números do chassi?

O número do chassi pode ser encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), presente em ambas as faces do documento. Os três primeiros caracteres são para identificar o local em que o veículo foi produzido e qual é a sua fabricante. 

No caso, a primeira letra ou número é referente ao continente em que ele foi produzido, sendo que os números 8 e 9 são referentes à América latina. O segundo elemento alfanumérico indica qual é o país em que ele foi feito, sendo que no caso do Brasil, é a letra B. O terceiro caractere será para identificar qual é a fabricante do veículo.

Os próximos seis elementos alfanuméricos são para descrever informações gerais do veículo, sendo que isso vai variar de acordo com cada fabricante. Entretanto, eles representam o modelo e a versão do automóvel, assim como seu tipo de carroceria, motor e quais os itens de segurança que ele possui.

Por fim, os caracteres restantes são utilizados para indicar a numeração de série de produção do veículo. O primeiro deles mostra qual é o ano-modelo do carro, sendo que ele pode ser tanto letras — referente aos veículos produzidos entre 1980 e 2000 — ou números, de 1 a 9, referentes aos anos de 2001 a 2009. Assim, a série se repete agora com as letras, indo de A (2010) até Y (2030).

Vale destacar que o NIV não utiliza as letras I, O e Q em sua formação, visto que elas poderiam causar confusão com os números 1 e 0.

Published
Categorized as Dicas

Leave a comment

Your email address will not be published.