O rebranding é uma estratégia que costuma ser usado por empresas que precisam mudar o conceito que o público as vê no mercado e reposicionar a marca.
Trata-se da identificação da necessidade de mudança, para que novos projetos sejam alavancados e colocados em prática.
Se você tem uma empresa que faz locação de geradores, por exemplo, saiba que existem várias maneiras de executar um rebranding, como por exemplo:
- Alterar a logomarca da empresa;
- Mudar o nome e a razão social;
- Mudar as cores da identidade visual;
- Mudar o perfil de atendimento ao cliente;
- Alterar os uniformes.
Mas para tomar de tamanha magnitude, é necessário saber o momento certo. Afinal, toda a mudança exige um tempo de adaptação e pode não ser bem-visto pelo cliente consumidor.
Ao identificar a importância desse tema para gestores e empreendedores, resolvemos produzir um artigo mais aprimorado sobre qual o momento de executar o rebrading e reposicionar a marca. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.
O rebranding advém da necessidade de se reinventar
A primeira coisa que o gestor de uma empresa precisa fazer é detectar que existe uma necessidade de se reinventar para melhor atender o cliente e melhorar os índices de projeção da empresa.
O que podemos adiantar nessa questão, é que você não deve temer em fazer isso. Temos inúmeras empresas que alteraram sua logomarca, sua forma de produção e até mesmo seu produto final, para buscar novos mercados e conseguir o desenvolvimento corporativo.
Entretanto, sabemos que trata-se de uma escolha difícil, sobretudo quando estamos muito apegados àquilo que criamos no início dos nossos projetos.
Por isso, veja a seguir, quando é o momento que você deve começar a considerar o rebranding e o reposicionamento de mercado.
Queda no número de vendas
Você tem uma empresa que vende servomotor, por exemplo, e está vendo que os números de sua empresa não estão bons.
É claro que não é porque você teve uma queda no mercado, que já precisa mudar tudo. É necessário analisar fatores e desde quando isso está ocorrendo, determinar os principais motivos e criar estratégias para se posicionar dentro do mercado.
As estratégias são distintas e determinadas a partir do momento em que os problemas são detectados.
Em casos bem obtusos, uma reavaliação integral do branding pode ser necessária para conceder uma nova ‘vida’ à empresa e assim, surpreender o público consumidor e o concorrente de mercado.
Dificuldade de prospecção de clientes
A prospecção de clientes e a geração de leads qualificados é o principal alimento das empresas.
Sem isso, o faturamento cai e a empresa acaba entrando em crise, pois não consegue atingir a rotatividade de capital.
Um dos indicadores sobre a necessidade do rebranding está exatamente na dificuldade de conseguir novos clientes por longo período.
Inovação de mercado
Você tem uma empresa que vende estruturas metálicas, por exemplo, e tem um produto novo no mercado que você não trabalha, além da sua logomarca ser o mesmo desde anos 70, entre outras peculiaridades.
O que queremos dizer aqui, é que ficar permanentemente preso no nicho comercial e no estereótipo visual, não vai acompanhar as inovações do mercado e nem colocar a empresa dentro de novas tendências.
É necessário fazer a avaliação de vários fatores para que sua empresa se enquadre aos tempos atuais e caminhe para o futuro. Um desses caminhos é o rebranding para reposicionamento de marca.
Chega ao fim nosso artigo falando sobre rebranding e os momentos para reposicionar a marca. Se gostou deste conteúdo, compartilhe e siga para mais dicas de gestão empresarial.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.