Como diminuir a rotatividade da equipe

A rotatividade dos colaboradores dentro de uma empresa é uma das maiores preocupações para qualquer gestor ou empreendedor daquele negócio, afinal, não poder contar com uma equipe fixa pode acarretar em diversos prejuízos. 

 

A imagem do seu negócio acaba sendo prejudicada, a produtividade é comprometida e até mesmo alguns danos financeiros acabam aparecendo, tendo que arcar com despesas para o funcionário que acabou de se desligar, testes vocacionais e a adaptação de um novo contrato, além do período inativo naquela função específica. 

 

Ou seja, ter um turnover, como é conhecida essa rotatividade, é considerado algo terrível para qualquer empresa, como as que vendem armário de aço 2 portas. 

 

Mas, é sempre importante destacar, que ele pode sim, ser contornado e solucionado, você pode evitar que isso aconteça e não sofrer com o desligamento das pessoas no seu negócio. 

 

No texto de hoje, separamos algumas dicas cruciais para que você consiga diminuir a rotatividade da sua equipe, bora conferir mais sobre elas? Então vamos lá!

 

Monte um plano de carreira para sua equipe

 

Uma das causas mais comuns da alta rotatividade é justamente a falta de segurança que um funcionário possui dentro da sua empresa, talvez sem conseguir enxergar um futuro naquele local. 

 

Ficar um ou dois anos, exercendo a mesma função sem ter um aumento salarial ou uma oportunidade de uma vaga mais qualificada, pode gerar desânimo e fazer com que o colaborador sinta que seu trabalho está sendo desvalorizado. 

 

Por este motivo, a primeira dica é justamente elaborar um ótimo plano de carreira para cada um da sua equipe, mostre até onde as pessoas podem chegar, o que você espera delas, e que elas ainda tem um futuro extremamente promissor dentro da sua empresa. 

 

Ofereça benefícios reais

 

Muitas vezes, apenas o salário não é o suficiente para convencer e segurar um funcionário durante muito tempo, muitas pessoas buscam sempre mais, afinal, elas representam a empresa, se esforçam e praticamente tem o seu trabalho como sua segunda casa. 

 

Sendo assim, oferecer benefícios reais é uma ótima forma de segurar os colaboradores e mostrar o quanto a sua empresa de luminária de emergência é grata pelos serviços prestados por eles. 

 

Além dos mais básicos como VR, VT e plano de saúde, alguns outros devem ser utilizados, como uma quantia a mais de dinheiro assim que as metas foram batidas, alguns dias de folga, uma viagem no final de ano, um vale cinema ou academia, e por aí vai. 

 

Invista na capacitação dos funcionários

 

Existe algo mais motivador para uma pessoa do que ver que a sua empresa investe e reconhece o seu trabalho?

 

Investir na capacitação dos funcionários acaba sendo uma ótima via de mão dupla, afinal, você está aprimorando o trabalho dos seus colaboradores, dando a eles mais conhecimento para executarem suas funções, ao mesmo tempo, mostra que quer eles dentro do seu negócio capacitando-os e ganhando sua confiança. 

 

Converse com frequência é melhore a comunicação interna

 

A comunicação é a chave para qualquer relacionamento, e isso também se aplica na parte profissional, manter o contato frequente com seus funcionários garante com que eles se sintam mais seguros e você consiga ser mais transparente. 

 

Dê e receba feedbacks, faça elogios constantes, auxilie em possíveis problemas, converse com frequência e busque sempre uma comunicação interna através de canais efetivos e que colaborem com um diálogo mais limpo. 

 

Aperfeiçoe seu processo seletivo e mire por perfis que realmente estão prontos para aquela vaga

 

Por fim, o processo seletivo é outro ponto que deve ser melhorado, por mais que grande parte da rotatividade esteja voltada para os colaboradores pedindo demissão, existem casos em que, a empresa tem que desligar o colaborador, o que pode ser ainda mais desgastante. 

 

Para que isso não aconteça, é crucial aperfeiçoar o seu processo seletivo e mirar as pessoas que realmente estão aptas para preencher aquela vaga. 

 

Verifique se a pessoa tem as qualificações necessárias para vender sua mesa rústica de madeira e procure encontrar sempre a pessoa certa para aquele serviço, é preciso encontrar a pessoa ideal, então lembre-se, tenha paciência e priorize sempre a assertividade. 

 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo, o que achou sobre o texto de hoje? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *