Alugar ou financiar um imóvel?

Com o passar dos anos, vemos diversas pessoas conseguindo realizar o sonho da casa própria. Mas outras preferem ficar no aluguel, por causa da burocracia e do longo tempo de pagamento dos financiamentos.

Neste texto, veremos se vale a pena agir como uma espécie de servomotor, agindo como um controle mecânico e indo em direção à maioria dos brasileiros (que querem a casa própria) ou não. Então, vem com a gente!

Aluguel ou financiamento?

Afinal, o que é mais vantajoso, alugar ou financiar um imóvel? Antes de respondermos essa questão, precisamos analisar e entender alguns quesitos. É preciso começar com a análise econômica do país. Como dissemos, diversas pessoas têm conseguido comprar suas casas nos últimos anos. 

Nos anos 90, por conta de uma economia menos estável, inflação e falta de projetos de auxílio financeiro, a realidade era bem diferente. As pessoas precisavam manter suas rendas, como se fossem estruturas metálicas em uma obra.

Com o passar dos anos, os projetos sociais foram sendo criados e o que antes era mérito de poucos, hoje é o sonho e realidade de muitos.

De acordo com um estudo realizado pela Datastore, empresa especializada no ramo imobiliário, mais de 13 milhões de brasileiros desejam ou compram seus imóveis com até 2 anos de planejamento.

E é aqui que a dúvida começa a surgir: com 2 anos de preparo, será que é vantajoso financiar seu imóvel? Existem muitos prós e contras de cada opção, mas para responder definitivamente essa questão, fique atento às dicas, analise se sua situação se enquadra na situação exposta e seja sensato.

Prazo e mobilidade 

O primeiro item a ser analisado e compreendido é que, aluguel pode e deve ser uma coisa temporária, já o financiamento é um compromisso com prazo bem longo.

Ao contrário do que muitos possam pensar, a opção do aluguel pode ser mais vantajosa em algumas situações. Sendo o prazo de pagamento e a mobilidade um dos pontos fortes para se optar por ele.

Tente comparar com a locação de itens para sua empresa, como, por exemplo, a locação de geradores para um evento. Em um evento particular, fará a recepção de mais pessoas, não podendo ter inconveniências como quedas de energia.

Diferente de locais que precisam obrigatoriamente de um gerador, seu gestor investe numa locação, que atende essas necessidades temporárias. No caso de uma residência, a mobilidade do locatário também pode ser um fator decisivo.

Contrato e incerteza financeira

Já como ponto negativo contra o aluguel estão as incertezas que o proprietário exerce sobre o locatário. O dono do imóvel pode escolher rescindir o contrato muito antes do que você esperava.

Além disso, existe a situação financeira. Diversas pessoas não conseguem iniciar o contrato com financeiras por irregularidades fiscais ou falta de planejamento. 

Quando optar por um financiamento?

Os corretores indicam avaliar o mercado imobiliário. Verificar o quanto de vendas de residências e apartamentos estão sendo realizadas. Essa postura denota cautela na escolha do imóvel e do compromisso financeiro que vai tomar.

O financiamento, é um meio de se pagar por algo que já é seu. Agora que já sabe o que deve fazer, para tomar uma decisão sábia, escolha e desfrute dos benefícios de ambos.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *